Terão sido apenas mais 4 dias na vida de 17 jovens e 1 adulto?!...
Que significado teve para cada um de nós esta "Aventura Sniper"?!...
De que modo nos marcou ou mudou ou juntou?!...
Não posso, não quero e não vou falar por mais ninguém, apenas e tão só deixar a minha humilde opinião e desafiar-vos a todos, Os 16 Aventureiros (André Matos, Micael Palma, Stanislav Osukh, Coral Ashby, Joana Jorge, Cristiana Correia, Sara Santa, Catarina Correia, Tânia Ponte, Catarina Borges, Sara Lucas, Alexandra Xufre, Joana Lucas, Diana Brito, Clarisse Breda e Sarah Ottavi, pois a 17ª, Sandra Adrião, a mãe do famoso LELO, já se antecipou) a deixarem, com um ano de distância, as vossas respostas às minhas questões. E para mim:
NÃO, não foram apenas mais 4 dias!... SIM, teve um enorme significado para mim!... SIM, marcou, mudou e juntou-me a vocês para a ETERNIDADE!...
Muito havia a dizer sobre as actividades que se fizeram naqueles 4 maravilhosos dias, muito havia a contar das brincadeiras e palhaçadas que lá ocorreram, muito havia a escrever sobre a forma como os vivemos, tão perto e tão longe de tudo e de todos. Mesmo correndo o risco de não ser fiel a tudo o que se passou, destaco duas situações, que a meu ver traduzem todos os sentimentos, união, respeito, solidariedade e a grandeza das Vossas Pessoas:
1) As palavras verdadeiras, puras, sentidas e muito certeiras com que alguns técnicos do Parque Sniper, que nunca nos tinham visto mais gordos, caracterizaram aquele grupo!...
2) A caminhada noturna, de uma simplicidade tão grande, mas de uma profundidade e intensidade emocional tão profunda (nós, o grupo, em fila, em plena natureza, no maior respeito a que jamais assisti perante o monitor, perante a actividade, perante as regras, perante o grupo, perante cada um de nós, perante a NATUREZA, numa comunhão que remonta à essência dos TEMPOS e à essência do SER. Para mim foi verdadeiramente SUBLIME aquilo a que assisti, foi verdadeiramente PROFUNDO aquilo que vivi nessa noite!...
Acho que Bucelas criou entre nós laços tão fortes quanto aqueles com que a Natureza envolve os seres humanos!
As palavras não traduzem nem de perto nem de longe o que me vai na alma ao relembrar os dias 6, 7, 8 e 9 de Fevereiro de 2008, em Bucelas, convosco.
Por tudo o que vivi... OBRIGADO!
LP
6 comentários:
OBRIGADO!
Regressei hoje, aqui à cidade, que julgo, que me levará ao futuro, não ao futuro que idealizo, pois esse seria passado convosco... Talvez por isso, me tenha custado tanto voltar pra cá hoje... Que tento dizer-vos, com o coração nas maos, com as lagrimas nos olhos e com um bocado de alcool no sangue, que vos admiro TANTO! que idolatro todos os dias este grupo, esta geraçao...
Hoje foi noite de jantarada cá em casa, e com as minhas colegas na sala, as quais já consegui ganhar alguma cumplicidade (sim, foi dificil, mostrar quem sou a elas!), estou aqui no quarto, na internet porque senti a necessidade de vir aqui, ao nosso blog, que me conforta tanto!
Hoje, um ano (JÁ?) após aquela experiencia tão marcante na minha vida, tou aqui perdida, sem os lelos, sem caminhadas, sem botelhos a molhar-nos!
Mas com a alma, e tanto que se fala em almas por estes lados, em Bucelas, a viver cada momento, cada jogo, cada abraço, cada palavra...
Orgulho-me de pertencer a um grupo assim: eternamente presente, eternamente vivo!
A TI Pica, Grande Luis Pica, é que é preciso agradecer. Tu que danças a tua lição em todas as alturas, que fazes das palavras seres visiveis. Acredita qe os teus (sempre) alunos seguem-te livremente, caminham contigo na grande dança de verdadeiros valores. Tuu, que te desfazes em lágrimas, tal como nós, mostrando que a saudade dos tempos passados toca a todos. Tu que acaricias o nosso cabelo, te preocupas com a nossa vida e dás-nos aquele forte abraço no regresso. E dizes de novo: não tenhas medo do presente, homenage-a o passado e a sabedoria dele, transmitindo-lo na tua rotina!"
A Ti, meu discipulo, n
Nosso! A ti, que moras no meu pensamento na altura de tomar decisões. A ti, que nos entarste por essa porta, pela qual poucos se interessariam a entrar. A ti, que entraste e não temeste em explorá-la e colocar pra lá tanto sentimento, tanto ensino! Dedicaste-nos dias, horas, minutos... Mudaste-nos! Tornaste-nos seres humanos como deve ser!E com isto tudo, um OBRIGADO, sabe a tão pouco!
Um OBRIGADO, por (apenas) com 18 anos, já ter vivido tanto! Já ter aprendido tanto sobre valores, sobre a amizade!
E perdoa, o "seguir em frente" por vezes não ser fácil, perdoa o facto das lembranças ainda magoarem e me fazerem chorar, em vez de animar.
E eu quero acreditar que um dia, vamos todos lá voltar! E os intrutores, irão de novo elogiar-nos...porque o que aprendemos contigo, Luis Pica, não se esquece nunca!
(Tudo o que escrevi é sincero! Não estivesse eu, com o soro da verdade no sangue =P)
Porque de facto não há palavras para descrever o que foram 4 DIAS, AQUELES 4 DIAS... Foram algo que não se traduzem em palavras. E relembrar tudo isso, faz com que a saudade aumente, e a vontade de voltar a viver esses momentos seja enorme.
Só sei que ao ler o post deste Senhor, e o teu comentário cris, me desmanchei e estou a dar por mim a berrar à frente do computador. Vou pra cama e até adormecer as imagens vão surgir. Desde o ir às 6h para a ESA, à viagem, a tudo o que aconteceu... Vão ficar no meu coração, na minha memória BUCELAS 2008. :( Obrigado por tudo
Cristiana Correia!
AMIGA CRIS.
Tu és uma pessoa pura e sincera, com ou sem álcool. Pessoalmente, e como gosto da Natureza e das coisas Naturais, prefiro-te sem "aditivos", mas se os tiveres ingerido também não faz diferença nenhuma, pois a profundidade dos teus sentimentos expressos nas tuas palavras supera qualquer coisa.
Obrigado, MUITO OBRIGADO, pelo teu comentário.
Também eu mudei, MUITO, e para melhor, depois de ter sido vosso professor, ao longo desses 3 maravilhosos anos. Mudei como profissional e como pessoa. Cada vez gosto mais do que faço: de ensinar, de educar, de abanar as consciências de dar e receber. Mesmo com o estado em que as escolas e o ensino se encontram, eu continuo na minha ILHA, com as minhas turmas e os meus alunos. E esta geração com que agora trabalho beneficiará muito daquilo que aconteceu convosco.
Sempre acreditei profundamente que não é fácil mudar o mundo, mas que se nos esforçarmos poderemos mudar "pequenos mundos" e as tuas palavras deixam-me orgulhoso e com esperança de que talvez o tenha vindo a conseguir.
A vossa Amizade e o Carinho com que me brindam é a prova inequívoca de que a verdadeira Educação e a Escola da e para a Vida são possíveis!...
OBRIGADO MEUS NOVOS E GRANDES AMIGOS
LP
Foi tudo dito, tudo escrito e tudo sentido... Eu sinto, digo, mas n consigo escrever de forma a passar tudo o que quero...Porque é tanta coisa.. Foram apenas 4 dias, vividos muito mais intensamente e de uma forma pura do que por algumas pessoas em semanas, meses, ou anos..
Orgulho-me disso!! Orgulho-me de poder ter sido brindada com todas estas pessoas maravilhosas e com os momentos únicos, muitos passados nesses 4 dias apenas.. Agradeço a ti Luis Pica por nos teres proporcionado a maior parte desses momentos, por teres feito parte deles, e por nos teres permitido retirar sempre algo para recordar.. Obrigada por seres meu amigo!!! Aqui do grupo quem tem o dom da escrita é a cris, e creio que ela conseguiu e muito bem passar para este blog muito do que nós sentimos todos os dias (eu sinto e muito), mas que não nos atrevemos a escrever…
Estes 4 dias foram nossos, são únicos e inesquéciveis… A canção da marilú, essa não a deixo cantar e até as minhas colegas de casa já a sabem de cor… Não consigo escrever mesmo tudo o que vai na minha cabeça e coração.. Apenas quero que saibam que vos adoro e que penso em nós todos os dias! ADORO-VOS AMIGOS! ADORO-TE PICA!!
Sem nunca esquecer, e sempre a lembrar… BUÇELAS 2008!
Foram 4 dias que, sem quaisquer dúvidas, nos marcaram a todos. E é tão bom ver e constatar que por onde passamos não somos indiferentes, somos caraterizados como um grupo "atipico" que deixa saudades.
Vocês também são os meus atipicos fantasticos e excepcionais...
Gostei muito daqueles 4 dias, mas gosto ainda mais daquilo que eles nos trouxeram e que ficará para sempre, fortificação de amizades, união, confiança e a incrivel saudade que so demonstra que foi algo especial que recordaremos sempre...*
Obrigadissima Comandante (sem o qual nada disto teria acontecido, nem teriamos sequer um bcadinho de bucelas sempre à distância de um cd) e a vcs que são ESPECIAIS (e tornaram estes 4 dias num marco nas vidas)!
**
Marilu -> SEMPRE!!!!
Enviar um comentário