Faz hoje precisamente 4 meses ("apenas 4 meses" ou "já! 4 meses"), 1 /3 de um ano civil, desde o dia em que se realizou o XI Sarau Gímnico "Cidade de Albufeira", no pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, no dia 7 de Junho de 2008. Provavelmente muitos de vocês não devem saber, mas quer o Festival de Ginástica há 10 anos, quer o Sarau Gímnico há 11 anos, foram iniciativas, aventuras, "utopias" propostas por este vosso amigo ao departamento de EFD. Provavelmente muitos de vocês devem saber que sou o único "maluco" que tem no seu currículo a participação de 100% das turmas no Festival de Ginástica ao longo de uma década. Garantidamente SABEM, que o primeiro Sarau em que participaram (2006) foi a única vez que saímos da ESA e fomos para o Estádio Municipal; que o último Sarau em que participaram (2008) foi o primeiro e único que se realizou à tarde; que uma semana antes (31 Maio) tivemos esse dia marcante que foi a Gala ABC; que um e dois dias antes (5 e 6 de Junho), nas últimas aulas formais da disciplina de Educação Física, as emoções estiveram totalmente à flor da pele; que nunca viram um professor chorar tanto quanto eu o fiz no espaço temporal de uma semana; e garantidamente sabem, porque vos disse inúmeras vezes, que foram as melhores turmas que eu alguma vez tive ao longo dos 15 anos de profissão.
Daí que não é de todo inocente ou casual a escolha deste dia para vos escrever novamente neste Meu, Vosso, Nosso espaço de partilha de estados de ALMA, que é o Blog ABC. Tenho estado propositada e conscientemente ausente de contributos. Os tempos, meus e vossos, de adaptação, requeriam algum distanciamento. Assim o fiz...
MAS HOJE, e com o simbolismo desta data, apetece-me muito falar-vos do
«EMOCIONAL ou RACIONAL?!...»
Porquê?
Porque podemos assumir um lado mais racional, de adaptação a um novo contexto, a uma nova realidade, a novas pessoas, e cortar momentânea e simbólicamente com o passado mais recente de modo a evitarmos uma situação de maior fragilidade, considerando o facto de termos vivido intensamente esta última etapa. Porque podemos assumir um lado mais emocional de comparação entre o que vivem hoje, com o que viveram ontem, sofrendo, sentindo a distância e o afastamento, ansiando pelo regresso e pelo contacto que naturalmente irão decrescer de quantidade mas não de qualidade. OU... Porque podemos assumir um misto de Racional e de Emocional, caracterizado pelo equilibrio entre a cabeça e o coração, entre os desafios de uma nova aventura e a saudade de uma fase que já terminou, pelo menos nas manifestações físicas em que tomava forma.
Para mim e em jeito de conselho... Creio que o mais sensato é deixarem os sentimentos tomarem o seu rumo... NATURAL! É isso que estou a fazer!
Acredito piamente que a Natureza, e consequentemente o Homem, beneficiam imenso se deixarem as "coisas" seguirem o seu rumo natural. No Nosso caso diria: se apetece chorar, que se chore, se apetece sofrer, que se sofra, se apetece esqueçer, que se esqueça, se apetece estar junto, que se faça por isso, se apeteçe estar só, que seja!... O TEMPO é um bom conselheiro e um bom amigo! Agora, deixem fluir... Deixem que o tempo diga o que é melhor e quando é melhor mudar. Deixem que o vosso interior, que a vossa alma, vos diga quando quer parar de sorrir ou de sofrer. Deixem a vida ser vivida com a emoção de sentir o passado, de viver o presente e de projectar o futuro.
No meu caso pessoal, convivo diáriamente com a minha nova realidade, com as minhas novas turmas e novos alunos, aos quais me dedico de corpo e alma, juntamente com as memórias, com as lembranças, com as conversas, com as mensagens, com os telefonemas, com os mails, com os messengeres que recebo e envio para todos aqueles que tendo sido meus ALUNOS, são agora meus AMIGOS!...
Esta foto que aqui vos deixo (e poderiam ser tantas outras) representa e simboliza para mim toda a emoção do melhor ano da minha vida de professor, a riqueza de um ano verdadeiramente sublime em termos de relacionamentos pessoais e profissionais com os melhores alunos que se pode ter. Aqueles com quem muito chorei, com quem muito senti, com quem muito ri, com quem muito vivi. Aqueles a quem muito abraçei e beijei, os abraços e beijos mais puros, mais sinceros e mais profundos que um professor pode dar a um aluno.
As palavras que me disseram, as frases que me escreveram, os videos que me fizeram, os sorrisos que me deram, os beijos e abraços que me fizeram sentir, a Amizade que me dão, são motivos mais do que suficientes para que JAMAIS vos esqueça, para que JAMAIS vos queira esqueçer, para dizer com toda a certeza que, não todos, mas muitos, e inquestionávelmente alguns estejam para TODO O SEMPRE no meu coração, na minha memória, na minha ALMA, na minha VIDA.
OBRIGADO POR TUDO AMIGOS
LP
7 comentários:
o JAMAIS,a ALMA,a VIDA, TODO O SEMPRE...são aceitáveis.
visto que, é a pessoa e o sorriso que nós, mais tarde quereremos ver, daqui a uns anos quando chegarmos, a ser alguém tão realizados na vida, quanto o SENHOR!
obrigado amigo, de sempre
Lindo ;)
We're just one big Family..
Ontem tive a matar saudades (ver os DVD's q o stor deu) e pensei cá para mim, epah tenho de arranjar aquela foto (o do post). E cá está. Parece que me lê o pensamento.. :p
*
Permitam-me que diga algo não muito correcto: Fodasse!
Não há palavras para este post. O melhor.
Só posso agradecer mais uma vez a si, e a todos vós. Porque é tão bom sentir que os quilometros que fisicamente nos separam, não façam que tudo o que fomos, aprendemos e vivemos caia no esquecimento. Orgulho-me todos os dias dos amigos que tenho. O meu coração está convosco, e mais uma vez, hoje levantei-me com uma paz e um bem estar enorme, com uma força de viver gigante, graças (como sempre) a vocês. Levantei-me para enfrentar toda esta nova vida que cansa e custa tanto, a tristeza é imensa porque parece que arrancaram uma parte de nós, mas é em vocês que encontro a força para isto, para esta fase de crescimento e amadurecimento porque as coisas mais duras tambem servem para isso. Está nas nossas mãos a continuação desta geração por longos anos.
O amor e a alegria que está dentro de mim existe, por vocês. Estão distantes e ao mesmo tempo tão presentes em todos os meus actos, pensamentos e palavras. Porque como já disse, tudo teria sido tão mais duro se não vos tivesse conhecido.
Podia viver sem tudo, mas sem o meu pessoal, sem as vossas palavras não!
Quanto ao que tenho andado a sentir, nem sei, não consigo exprimir o que sinto. Não consigo entender o que sinto. Talvez tenho desistido de tentar encontrar um sentido lógico das coisas, das nossas coisas. E as lágrimas ainda correm acompanhando os batimentos do coração.
E sim, o equilibrio entre o emocional e o racional é o ideal, apesar do coração falar sempre mais alto.
Para sempre, nunca duvidei disso.
Amo-vos.
Desculpem o comprimento...É o bem que o Pica me faz, o bem que vocês me fazem =)*
Mal Educada... x)
eu andei feita louca à procura desta foto!! :D finalmente! eheh e também quero aquelas do dia da gala, em que está tudo ao molho e fé em Deus no auditório!
opaaah que saudades cacete =')
que hei de dizer...está tudo dito!
só sei que estão aqui amigos para a vida, que é impossível desmanchar esta pirâmide de amizade construída por cada um de nós, na qual todos nos seguramos uns aos outros e existe o professor PICA a segurá-la para nunca desmoronar!
...
mais do que uma vez peguei no CD verdocas com os videos xD já para nao falar das vezes sem conta que vejo os esquemas no youtube...e para animar, ponho-me a dançar o Ai Linda! e as outras músicas, em casa :D ahha
e sabem que mais? falo em vós todos os dias lá na faculdade! Que foram feitos saraus (desde 2006 até 2008), que temos o melhor professor de sempre, que cá temos a nossa geração, que etc etc etc, e todos se babam! mais que eu é impossível..
EU VIVO A GERAÇAO ABC !
Keep smiling, keep shining! :) adoro-vos pá!
*
Sem palavras, sem reacção, a única certeza é a de ter vivido grandes momentos e ter conhecido pessoas que em tão pouco tempo marcaram de uma forma tão vincada que mesmo estando longe e sem falar muito (visto que a instabilidade dos meios também não ajuda =S) contribuem para a equilibrar a parte emocional... Obrigada Comandante Pica pela segurança e a lembrança constante que existe ainda um porto seguro.
Emocional. Pouco racional. Li este post e inevitavelmente comecei a chorar. É puro, é verdadeiro. Não há palavras para descrever melhor que as utilizadas.
"O tempo esse bandido clandestino".. Para mim, é isso que ele é. Porque olho para trás e vejo tudo o que passei. Quero mais disso. Mas o tempo, o tempo teima em nao parar e continua a avançar como se nada fosse.
Comparo. Comparo tudo. Não devia, mas comparo. Já nada é o mesmo.
É uma nova etapa, uma nova fase, uma nova vida. Estou a ir atrás do sonho, do meu sonho. Mas parece que falta sempre algo. Porque falta mesmo. Faltam vocês. Estão presentes comigo alguns que fazem parte de mim, mas... Muitos estão longe.
E.. "Quando for grande quero ser como o senhor!"
Obrigado.
Enviar um comentário