8.04.2008

Alunos Brilhantes

Há dias, um jovem veio ter comigo via online e disse-me que tinha dois bons livros para ler...
Foram entregues.
Bem... dois dias depois e dois livros depois (e alguns dias depois, de os ler), aqui tenho as frases que mais me marcaram e às quais achei interessante transpor para os "populares"!
"(...) Alunos fascinantes não são aqueles que são bem-comportados, que não falham, que nunca choram ou tropeçam. Mas sim aqueles que aprendem a desenvolver consciência crítica, a decidir o caminho que devem percorrer, a trabalhar os seus erros, a construir a tolerância, a reconhecer os seus conflitos. São os que choram quando é necessário. E porque não? São os que constroem grandes sonhos e lutam pela concretização desses sonhos. E acima de tudo, são os que dão uma nova oportunidade a si mesmos, e aos outros quando fracassam"

"Os bons alunos escondem certas intenções, mas os alunos fascinantes são transparentes. Querem sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência, pois sabem que é melhor a verdade que dói, do que a mentira que produz um falso alívio"

"A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolhas, escreve a sua própria história, constrói os seus próprios caminhos"

Para quem estiver interessado em conhecer a filosofia, deste senhor (Augusto Cury), os livros são: Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes e Pais Brilhantes, Professores Fascinantes.







3 comentários:

Yolanda disse...

Tou a ver que são livros com que nos iremos identificar.. Professores fascinates. Iremos associar certamente a um individuo..

Catarina Sá Borges disse...

Os "populares" agradecem as transcrições e a opinião seguida de uma sugestão de leitura.
A sugestão está registada. ;D

Carolina Fontinha disse...

(após estar um pouco afastada destes business, cá resolvi dar um saltinho ao blog :D . E devo mesmo dizer que está espectacular!! os meus parabéns pá xD o picómetro tá brutal ahah) - mas mesmo quanto a estes 2 livros -
É que nem mais!! se há essa espécie de alunos, epa esses alunos somos nós! :D:D e professores, ora! Não sou papagaia para repetir o que já aqui disseram ^^